
A adoção de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) está a crescer exponencialmente em todos os setores da vida, quer para uso profissional, quer para uso pessoal. Desde a simples elaboração de listas de supermercado ou itinerários para viagens à automatização e personalização do atendimento ao cliente, sem esquecer a deteção de fraudes e a análise de risco. É uma presença real e incontornável. A IA já faz parte da sua vida?
Como usar a IA no dia-a-dia
O ChatGPT, entre outros recursos de Inteligência Artificial, é consultado diariamente por milhões de pessoas que o utilizam para as mais diversas tarefas do seu quotidiano pessoal:
-
Compilar checklists
-
Sugestão de receitas e respetiva lista de ingredientes
-
Comparar informações
-
Criar itinerários para viagens
-
Organizar e gerir tarefas
-
Criar relatórios e análises
-
Apoiar na tomada de decisões
-
Realizar pesquisas
-
Fazer traduções
-
Resumir documentos
-
Rever textos
-
Auxiliar na criação de conteúdos, como emails, etc.
Ferramentas práticas de IA para as empresas
Existem inúmeras ferramentas de IA para o mundo empresarial – incluindo o mercado segurador – que não só aumentam a eficiência, como também permitem uma melhor gestão do tempo e recursos. Já utiliza alguma?
-
ChatGPT: modelo de linguagem que pode ser usado para automatizar tarefas linguísticas, como criação de conteúdo, suporte ao cliente e análise de dados.
-
Dall-E: ferramenta de geração de imagens que cria ilustrações a partir de descrições textuais, prático para materiais de marketing e design de produtos.
-
Document360: ideal para criar e gerir bases de conhecimento internas, facilitando o acesso a informações importantes e melhorando a curva de aprendizagem de novos colaboradores e clientes.
-
Fireflies: assistente de reuniões que transcreve, resume e analisa reuniões, poupando tempo e garantindo que nenhum detalhe importante seja perdido.
-
Frase.io: desde a pesquisa de tópicos até a criação de conteúdo otimizado para SEO, esta ferramenta é essencial para estratégias de marketing de conteúdo.
-
Grammarly: ferramenta de revisão que vai além da correção ortográfica, melhorando a clareza e o envolvimento dos textos empresariais.
-
InsideSales: plataforma de engagement de vendas que ajuda a maximizar os canais de comunicação digital e aumentar a produtividade das equipas de vendas.
-
Jasper: assistente de escrita que gera conteúdo de alta qualidade, perfeito para pequenas empresas que precisam de atrair a atenção do público com um orçamento limitado.
-
Lavender: assistente de email que otimiza a comunicação, analisando o estilo dos destinatários e sugerindo melhorias para aumentar o engajamento.
-
ThoughtSpot Sage: plataforma de análise que transforma dados complexos em insights práticos, facilitando a tomada de decisões informadas.
O lado escuro da IA
A Inteligência Artificial também traz, irremediavelmente, preocupações crescentes, nomeadamente a sua utilização para enganar consumidores insuspeitos. Com recurso a várias técnicas, este tipo de burla está cada vez mais personalizado e convincente, sendo que os cibercriminosos analisam os perfis das pessoas através da própria IA para obter dados pessoais com os quais podem estabelecer contactos e assim tentar burlar. É importante estar atento ao seguinte:
-
“Spoofing” – telefonar de um número, mas é outro, supostamente credível, que aparece no ecrã do destinatário (como um banco, por exemplo).
-
“Deepfakes” de voz – clonagem de voz quase perfeita para imitar a voz de uma pessoa conhecida ou fazer parecer que está a falar com um funcionário do banco, por exemplo.
-
Fotografias manipuladas – a geração de fotografias com IA, que podem ser muito realistas, inclusive de alguém na lista de contactos do telefone.
Cuidados a ter com a IA
A vigilância e uma atitude de cautela quando em dúvida é a melhor solução se receber um telefonema ou mensagem de uma pessoa conhecida, mas que lhe parece estranho. Nestes casos, não deve responder, mas sim ligar diretamente para a pessoa ou entidade e questionar, explicando o que acabou de acontecer. Quando receber mensagens das quais desconfia, deve denunciar, bloquear e apagar – e nunca clicar em links presentes em mensagens duvidosas. Em qualquer uma destas situações, pode fazer queixa diretamente à PJ, PSP, GNR ou online através do Sistema Queixa Eletrónica.
DeepSeek – o recurso de IA mais recente
Uma ferramenta de IA de última geração, o DeepSeek foi desenvolvido por uma empresa chinesa com o mesmo nome e tem dado que falar devido à forte concorrência que apresenta ao seu grande rival, o ChatGPT. Um modelo open source, com um elevado desempenho e alta eficiência, a um custo bastante mais reduzido.
9 cursos gratuitos sobre IA
Com os avanços e as novidades constantes na esfera da Inteligência Artificial, o importante é mesmo estar informado. E como o saber não ocupa lugar, reunimos uma lista de cursos gratuitos sobre IA: