Manutenção preventiva do automóvel: quando fazer

Não importa se o carro é novo ou já tem alguns bons anos de rodagem. A manutenção preventiva é importante para evitar surpresas desagradáveis e onerosas e também para garantir a segurança do condutor e das pessoas à sua volta – passageiros, peões e outros motoristas. 

 

A revisão deve ser feita tanto nos automóveis convencionais quanto nos elétricos. O que muda, porém, são as peças e os prazos em que precisam ser revistas ou trocadas. Devido à simplicidade do motor (que possui menos peças móveis) e ao número menor de componentes, a manutenção do carro elétrico é mais simples e económica. 

 

Na tabela a seguir é possível verificar os componentes de cada um dos dois tipos de automóvel, elétrico ou a combustão, que requerem revisão regular:

 

Componente

Carro elétrico

Carro a combustão

Filtro do ar

Filtro de combustível

Velas

Filtro do óleo

Correias de distribuição

Filtro de ar do habitáculo

Óleo do motor

Pastilhas dos travões

Pneus 

Luzes

 

No carro elétrico, os fabricantes recomendam que a manutenção seja feita a cada 12 meses ou 15 mil km, sempre com profissionais certificados e equipamentos especializados. Nesse tipo de veículo, embora nem todos saibam, há diferenças nos prazos de manutenção – por exemplo, as pastilhas dos travões se desgastam menos, graças a um sistema regenerativo. Necessita, portanto, de cuidados específicos. 

 

Já nos veículos a combustão – que compõem a maioria absoluta da frota nacional –, a orientação é que a revisão aconteça em determinados intervalos de tempo e quilometragem. Confira as peças e os procedimentos que precisam de mais atenção quanto à troca e manutenção nos automóveis a combustão.

 

É recomendado a cada 10 mil km

. Troque as pastilhas de travão 

. Faça o alinhamento da direção

 

É recomendado a cada 15 mil km as seguintes trocas:

. Óleo e filtro do motor 

. Filtro de ar 

. Filtro do habitáculo (serve para purificar o ar interior)

. Filtro de combustível (verifique a indicação do fabricante; alguns recomendam a cada 15 mil km, outros com maior quilometragem)

 

É recomendado que se verifique mensalmente

(e sempre que acender alguma luz de aviso no painel de instrumentos)

. O óleo do motor 

. O estado dos bornes da bateria

. O nível do líquido de refrigeração

 

É recomendado a cada 12 meses 

 . Troque as escovas limpa-vidros

(de preferência após o final do verão)

 

É recomendado a cada 24 meses

. Faça a manutenção completa do ar-condicionado

(antes disso, se deixar de funcionar)

 

Para todos os tipos de veículos

Pneus

. Devem ser trocados quando os rastos estiverem com menos de 4 milímetros de profundidade

 

Luzes

. Troque sempre que queimarem para evitar multas ou o impedimento de circular

NOTA: as indicações acima são sugestivas e não devem ser consideradas sem a devida avaliação de um especialista, pois os números indicados podem variar conforme modelo e marca de cada viatura.

 

Faça as revisões recomendadas pelo fabricante e dirija com mais segurança e conforto. E, sempre que precisar, conte com a assistência automóvel da RNA Assistência. Oferecemos assistência para veículos ligeiros, comerciais, motos, ciclomotores e frotas, além de veículos de substituição (híbridos e elétricos) e outros serviços. Sempre que precisar, onde estiver.

 

RElated Posts
A RNA comemora 10 anos de existência
17 Set, 2019
O que são as normas ISO e o que representam?
12 Abr, 2024