Inteligência Artificial: o futuro já começou

A adoção de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) está a crescer exponencialmente em todos os setores da vida, quer para uso profissional, quer para uso pessoal. Desde a simples elaboração de listas de supermercado ou itinerários para viagens à automatização e personalização do atendimento ao cliente, sem esquecer a deteção de fraudes e a análise de risco. É uma presença real e incontornável. A IA já faz parte da sua vida?

 

Como usar a IA no dia-a-dia

O ChatGPT, entre outros recursos de Inteligência Artificial, é consultado diariamente por milhões de pessoas que o utilizam para as mais diversas tarefas do seu quotidiano pessoal: 

 
  • Compilar checklists

  • Sugestão de receitas e respetiva lista de ingredientes

  • Comparar informações

  • Criar itinerários para viagens

  • Organizar e gerir tarefas

  • Criar relatórios e análises

  • Apoiar na tomada de decisões

  • Realizar pesquisas

  • Fazer traduções

  • Resumir documentos

  • Rever textos

  • Auxiliar na criação de conteúdos, como emails, etc.

 

Ferramentas práticas de IA para as empresas

Existem inúmeras ferramentas de IA para o mundo empresarial – incluindo o mercado segurador – que não só aumentam a eficiência, como também permitem uma melhor gestão do tempo e recursos. Já utiliza alguma?

 
  • ChatGPT: modelo de linguagem que pode ser usado para automatizar tarefas linguísticas, como criação de conteúdo, suporte ao cliente e análise de dados.

  • Dall-E: ferramenta de geração de imagens que cria ilustrações a partir de descrições textuais, prático para materiais de marketing e design de produtos.

  • Document360: ideal para criar e gerir bases de conhecimento internas, facilitando o acesso a informações importantes e melhorando a curva de aprendizagem de novos colaboradores e clientes.

  • Fireflies: assistente de reuniões que transcreve, resume e analisa reuniões, poupando tempo e garantindo que nenhum detalhe importante seja perdido.

  • Frase.io: desde a pesquisa de tópicos até a criação de conteúdo otimizado para SEO, esta ferramenta é essencial para estratégias de marketing de conteúdo.

  • Grammarly: ferramenta de revisão que vai além da correção ortográfica, melhorando a clareza e o envolvimento dos textos empresariais.

  • InsideSales: plataforma de engagement de vendas que ajuda a maximizar os canais de comunicação digital e aumentar a produtividade das equipas de vendas.

  • Jasper: assistente de escrita que gera conteúdo de alta qualidade, perfeito para pequenas empresas que precisam de atrair a atenção do público com um orçamento limitado.

  • Lavender: assistente de email que otimiza a comunicação, analisando o estilo dos destinatários e sugerindo melhorias para aumentar o engajamento.

  • ThoughtSpot Sage: plataforma de análise que transforma dados complexos em insights práticos, facilitando a tomada de decisões informadas.

 

O lado escuro da IA

A Inteligência Artificial também traz, irremediavelmente, preocupações crescentes, nomeadamente a sua utilização para enganar consumidores insuspeitos. Com recurso a várias técnicas, este tipo de burla está cada vez mais personalizado e convincente, sendo que os cibercriminosos analisam os perfis das pessoas através da própria IA para obter dados pessoais com os quais podem estabelecer contactos e assim tentar burlar. É importante estar atento ao seguinte:

 
  • “Spoofing” – telefonar de um número, mas é outro, supostamente credível, que aparece no ecrã do destinatário (como um banco, por exemplo).

  • “Deepfakes” de voz – clonagem de voz quase perfeita para imitar a voz de uma pessoa conhecida ou fazer parecer que está a falar com um funcionário do banco, por exemplo.

  • Fotografias manipuladas – a geração de fotografias com IA, que podem ser muito realistas, inclusive de alguém na lista de contactos do telefone.

 

Cuidados a ter com a IA

A vigilância e uma atitude de cautela quando em dúvida é a melhor solução se receber um telefonema ou mensagem de uma pessoa conhecida, mas que lhe parece estranho. Nestes casos, não deve responder, mas sim ligar diretamente para a pessoa ou entidade e questionar, explicando o que acabou de acontecer. Quando receber mensagens das quais desconfia, deve denunciar, bloquear e apagar – e nunca clicar em links presentes em mensagens duvidosas. Em qualquer uma destas situações, pode fazer queixa diretamente à PJ, PSP, GNR ou online através do Sistema Queixa Eletrónica.

 

DeepSeek – o recurso de IA mais recente

Uma ferramenta de IA de última geração, o DeepSeek foi desenvolvido por uma empresa chinesa com o mesmo nome e tem dado que falar devido à forte concorrência que apresenta ao seu grande rival, o ChatGPT. Um modelo open source, com um elevado desempenho e alta eficiência, a um custo bastante mais reduzido.

 

9 cursos gratuitos sobre IA

Com os avanços e as novidades constantes na esfera da Inteligência Artificial, o importante é mesmo estar informado. E como o saber não ocupa lugar, reunimos uma lista de cursos gratuitos sobre IA: 

 
  1. IA Para Todos

  2. Introdução à Inteligência Artificial

  3. Elementos de IA

  4. What is Generative AI?

  5. Deep Learning Specialization

  6. Introdução à Inteligência Artificial da Microsoft

  7. Inteligência Artificial e Produtividade

  8. Artificial Intelligence for Business Leaders

  9. Responsible AI: Principles and Practical Applications

RElated Posts
Esteja onde estiver, nós vamos encontrá-lo
16 abr, 2021
Receitas simples e saudáveis para fazer todo o ano
11 jan, 2023