Análise de dados: uma ferramenta potente para as empresas

A transformação digital continua ágil e em constante evolução e se a segurança de dados é mais importante do que nunca, a análise de dados – ou data analysis – também é cada vez mais relevante. 


A importância da análise de dados

Nos dias que correm, seguir um modelo de negócio orientado por dados pode muito bem ser a diferença entre estar a par e manter-se desinformado, em disponibilizar aos clientes exatamente o que necessitam ou deixar que as necessidades dos clientes nos passam ao lado, em crescer e evoluir ou ficar para trás. Porquê? Porque as empresas que investem na captação de dados através de múltiplos recursos tecnológicos e não só, para depois analisar e deles extrair insights valiosos, são aquelas com maior potencialidade para o sucesso. 

 

Registo de dados importantes

Desde o clássico Google Analytics, à análise de dados ligados às redes sociais, newsletters e publicidade online, a data analysis está tipicamente assente em negócios e tecnologia. No entanto, existem cada vez mais técnicas e métodos associados à data analysis, sendo estes os principais: 

 
  • Análise de texto: extrai e analisa dados e padrões a partir de um grande volume de dados, utilizando bases de dados ou ferramentas próprias, de forma a transformar dados brutos em informação empresarial relevante.

 
  • Análise estatística: analisa um conjunto de dados ou uma amostra de dados através de um processo de recolha, análise, interpretação, apresentação e modelação para apresentar o que aconteceu em determinado momento.

 
  • Análise diagnóstica: utilizando os dados recolhidos na análise estatística, identifica padrões de comportamento, procurando responder à questão "porque é que isto aconteceu?".

 
  • Análise preditiva: esta análise faz previsões sobre possíveis resultados futuros baseada em dados atuais ou antigos. 

 
  • Análise prescritiva: considerando situações e problemas atuais, combina todas as análises de dados anteriores para ajudar a tomar decisões mais eficazes e fundamentadas.

 

O poder da análise de dados não só está na observação real de informação relevante sobre a empresa, os seus produtos/serviços, e os seus consumidores, como também nos permite tomar decisões e ações com base no futuro e do que dele se espera em termos de negócio.

 

Vantagens da análise de dados

Os benefícios da data analysis são mais do que muitos. Eis o que as empresas precisam de saber:

 
  • Permite a antecipação de necessidades

  • Promove a proatividade

  • Possibilita a entrega de produtos relevantes

  • Reduz o nível de risco

  • Permite oferecer um serviço altamente personalizado ao cliente

  • Ajuda a converter potenciais clientes

  • Otimiza e potencia a experiência do cliente

  • Ajuda a fidelizar clientes

  • Contribui para um método de trabalho mais eficiente e produtivo

 

Coloque os dados que tem ao alcance da sua empresa a trabalhar para si: está na hora de começar a aproveitar todas as informações valiosas que a análise de dados disponibiliza, utilizando-as para tomar decisões de negócio inteligentes, baseadas em factos e não em suposições… sempre rumo ao sucesso.

RElated Posts
O impacto da pandemia no mercado segurador
26 Jan, 2021
A trotinete e a cidade - uma viagem segura
18 Abr, 2022